É sabido que nos últimos anos, tem sido realizado um esforço por promover a saúde mental. Ainda assim, existem algumas crenças que estigmatizam a terapia psicológica. Muitas pessoas que necessitam de apoio psicológico frequentemente se questionam… será que vale a pena ir ao psicólogo?

Com o objetivo de promover a saúde mental, pretendo desmitificar algumas ideias sobre a terapia psicológica.

Vamos analisar então os principais mitos sobre a ida ao Psicólogo!

Mitos sobre a terapia psicológica

1. O psicólogo muda a pessoa.

Em primeiro lugar, ninguém muda ninguém. Logo, o psicólogo apenas irá identificar as variáveis que  o fazem manter certos comportamentos. Portanto, se a pessoa pretende modificá-los, o psicólogo facilita a informação. Mas, a última palavra é sempre sua.

vale a pena ir ao psicólogo

2. O psicólogo é um “charlatão” ou tagarela

O psicólogo tem formação científica, está formado para estudar e compreender o comportamento humano e os processos cognitivos. Não é médico, não é enfermeiro… Mas, também não é um charlatão. Deve seguir um código de ética, deontológico e um método científico.

 

3. Ir a terapia psicológica é sinónimo de debilidade

Infelizmente, tem sido estigmatizada a saúde mental. Logo, a necessidade de psicoterapia é vista como sinal de fraqueza. Mas, muito pelo contrário, ir ao Psicólogo é procurar ajuda profissional e mostra uma atitude responsável. É sinal de que apesar de se questionar se vale a pena ir ao psicólogo, resolveu apostar em si! Parabéns!

 

4. O psicólogo é aborrecido

Às vezes, preferimos ficar na nossa zona de conforto, em vez de realizar mudanças no nosso comportamento. Portanto, as atividades que podem ser indicadas pelos psicólogos parecem chatas e aborrecidas. No entanto, estas têm um propósito que é ajudá-lo.

 

5. O psicólogo vai-me ler a mente

Ninguém consegue ler a mente de ninguém. Certamente, o psicólogo está preparado para observar o comportamento, mas isso não significa que o psicólogo sabe à priori o que lhe passa pela mente.

Afinal, vale a pena ir ao Psicólogo?

Como pode ver, ir a terapia psicológica vai permitir conhecer-se, vai ajudar a orientar-se para tomar as suas decisões. Além disso, vai permitir desenvolver-se pessoalmente e noutras áreas principais da sua vida, nomeadamente, profissional, social, emocional.

Sei que sou suspeita… Mas, vale a pena ir ao Psicólogo, de certeza! Cuidar da sua saúde mental é essencial.

 

Se quiser realizar uma avaliação psicológica, entre em contacto comigo.