
A emigração é uma realidade próxima de quase todos nós e pode apresentar vários desafios psicológicos: a inserção no mercado laboral, as competências para a empregabilidade, como procurar trabalho e prepara-se para entrevista, ou mesmo aconselhamento na carreira profissional.
Um requisito fundamental para procurar emprego é estar consciente de aquilo que nos faz diferentes dos outros. Para isso, pode precisar de orientação profissional.
A orientação profissional deve ajudar a refletir sobre a preparação da procura de emprego, definir o perfil e permitir ganhar confiança durante o processo da procura. A preparação da procura de emprego refiro-me a verificar que quem está à procura de emprego tem os recursos e as competências para o fazer, como por exemplo: saber fazer o currículo, saber escrever uma carta de motivação, saber procurar ofertas de emprego, saber estar presente nas redes sociais.
Definir o perfil significa fazer uma introspecção do nosso perfil profissional. A introspecção pode ajudar a descobrir quais são as nossas competências mais fortes e também perceber quais devemos melhorar. Ganhar confiança para procurar emprego é fundamental para atingir os objetivos, pois ajuda a ter motivação, uma atitude positiva e a ser resilientes.
O psicólogo pode ajudá-lo a identificar as competências que precisa e orientá-lo a desenvolvê-las. Se for emigrante ou está a retornar a Portugal, e pretende se inserir no mercado laboral, então uma boa forma de começar é procurar orientação para a empregabilidade, superar os desafios psicológicos que envolve procurar emprego, e ter aconselhamento de carreira.
Se precisa de orientação e aconselhamento de carreira, entre em contacto comigo.
A intervenção psicológica personalizada na área do desenvolvimento pessoal a expatriados pode ajudar à adaptação a uma nova realidade e ao encontro de novos desafios pessoais e profissionais!