Seleccionar página

Serviços de Psicologia

 

Psicologia da Dor

A dor crónica atualmente representa um desafio por ser um problema de saúde pública com um impacto negativo para a pessoa afetada, para os familiares e para o sistema de saúde. Desde o ponto de vista psicológico importa identificar os aspetos psicológicos que facilitem a adaptação à doença mediante uma compreensão global da abordagem da dor crónica. A dor crónica é importante para a psicologia porque é necessário trabalhar os aspetos psicológicos a nível emocional, neuropsicológicos, e comportamental. 

Outro motivo para estudar a dor desde a psicologia, é o facto de identificar fatores psicológicos do paciente, de comprender o que representa a dor para a pessoa que sofre desta condição, validar estratégias de coping, e criar novas formas de relação entre o paciente e o pessoal de saúde.

A dor e outras doenças crónicas podem condicionar o funcionamento regular das pessoas e, inclusive, aos familiares, pois os doentes com o tempo tornam-se dependentes deles. Neste caso, o profissional de psicologia está preparado para ajudá-lo a se adaptar à nova realidade, oferecer acompanhamento para gerir as emoções e aprender a conviver com a condição clínica. A assistência psicológica não é só para a pessoa que sofre da condição clínica, também é para os familiares que têm o papel de cuidadores.

Se for o seu caso, pode marcar consulta comigo.

Psicologia para Expatriados

Um requisito fundamental para procurar emprego é estar consciente de aquilo que nos faz diferentes dos outros. Para isso, pode precisar de orientação profissional.

A orientação profissional deve ajudar a refletir sobre a preparação da procura de emprego, definir o perfil e permitir ganhar confiança durante o processo da procura. A preparação da procura de emprego refiro-me a verificar que quem está à procura de emprego tem os recursos e as competências para o fazer, como por exemplo: saber fazer o currículo, saber escrever uma carta de motivação, saber procurar ofertas de emprego, saber estar presente nas redes sociais.

Definir o perfil significa fazer uma introspecção do nosso perfil profissional. A introspecção pode ajudar a descobrir quais são as nossas competências mais fortes e também perceber quais devemos melhorar. Ganhar confiança para procurar emprego é fundamental para atingir os objetivos, pois ajuda a ter motivação, uma atitude positiva e a ser resilientes.

O psicólogo pode ajudá-lo a identificar as competências que precisa e orientá-lo a desenvolvê-las. Se for emigrante ou está a retornar a Portugal, e pretende se inserir no mercado laboral, então uma boa forma de começar é procurar orientação para a empregabilidade, superar os desafios psicológicos que envolve procurar emprego, e ter aconselhamento de carreira.

Se precisa de orientação e aconselhamento de carreira, entre em contacto comigo.

Psicologia Comportamental e Afetiva

A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e os processos cognitivos. Assim, utiliza o método científico para oferecer conhecimentos e compreender os fenómenos psicológicos para promover o bem-estar nas diferentes áreas de vida do indivíduo. Com uma metodologia de trabalho é possível descrever e identificar as variáveis envolvidas na situação problemática.

Ir ao psicólogo pode ser uma valiosa ajuda para resolver vários problemas, quer para crianças e adolescentes, quer para jovens e adultos. Por exemplo, receber acompanhamento em situações de divórcio, adoção, adaptação escolar, adaptação familiar, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento interpessoal, dificuldades na tomada de decisões, problemas de comportamento, problemas emocionais, desenvolvimento pessoal, perturbações de Humor, problemas familiares ou conjugais, transições de vida, ou simplesmente, aprender a gerir o tempo livre.

Se o objetivo for receber orientação nos cuidados da saúde mental, aprender a gerir as emoções, ter acompanhamento nas diferentes áreas e etapas da vida pode entrar em contacto comigo.

Coloque uma questão ou faça uma marcação.

(+351) 935 117 436