A pergunta que está a fazer é: emigrei na altura da pandemia e agora o que posso fazer? Se é o seu caso, então este artigo é para si!

 

Se emigrou há pouco tempo, provavelmente foi apanhado de surpresa pela pandemia COVID-19, uma situação que obrigou a toda a população a ficar confinada em casa e portanto, o ritmo de vida abrandou, assim como muitos projetos ficaram igualmente parados. Por esse motivo, vou partilhar consigo algumas orientações valiosas para colocar em prática durante este tempo de confinamento e ativar o foco.

Emigrei na altura da pandemia e agora?

Porquê é difícil emigrar?

Decidir emigrar é uma das decisões mais difíceis que o ser humano pode tomar. Esta decisão é difícil porque estamos a mudar as nossas vidas para outro contexto e para outra cultura, que implica muitas vezes deixar a família, amigos e outras coisas com grande significado pessoal. Além disso, esta decisão ainda é mais difícil se é uma situação inevitável, ou seja, ver-se na necessidade de o fazer porque a vida corre perigo, ou porque não existe oportunidades de emprego no próprio país. Desta maneira, torna-se mais difícil e sente obrigação em ter que abandonar projetos imaginados e laços familiares no seu país.

É para seguir ao pé da letra?

Antes de apresentar as orientações, quero mencionar que é importante viver o processo de forma individual, ou seja, cada pessoa tem o direito de o experienciar à sua maneira e de nenhum modo, existem passos exatos a seguir. Por isso, apenas pretendo ajudar a facilitar o seu processo para criar hábitos que promovam a saúde mental, gestão de carreira e desenvolvimento humano, no contexto atual e ainda mais se emigrou na altura da pandemia.

Emigrei na altura da pandemia e agora?

Cada caso é um caso. Contudo, o que vos apresento são orientações gerais que podem se aplicar à maioria dos casos.

1- Aprender línguas

Caso tenha emigrado na altura da pandemia, pode aproveitar este momento para aprender a língua local. Para esse efeito, existem várias plataformas para aprender línguas. Em seguida, deixo alguns sites para começar a estudar um novo idioma.  Aprenda à distância português para migrantes ou português para estrangeiros, e vai rapidamente aprender a língua Portuguesa.

1.Português para migrantes

Plataforma de Português Online é gratuita, é do Alto Comissariado para as Migrações que pode consultar neste site: https://pptonline.acm.gov.pt/

2.Inglês e Espanhol

Há muitas alternativas para estudar inglês e espanhol, contudo quero fazer-vos uma menção especial de dois professores de língua nativa, eles são Maryanna Iglesias e Rubén Ignacio González. Recomendo-vos não só pela experiência que têm em ensinar, mas pelos recursos didáticos baseados nas neurociências, pelo ensino personalizado e pelo amplo conhecimento geral que têm acerca das culturas destas línguas. Podem explorar o site deles aqui: https://www.travel2language.com/

Além disso, para ter uma ligação direta pode encontrá-los no Facebook e no Instagram: @travel2language

2- Fazer formações online

Hoje em dia, é fundamental uma formação ao longo da vida. Assim, fazer formações relacionadas com a sua área profissional para aumentar e continuar a desenvolver competências técnicas.

Onde procurar formações?

Um sítio que vos recomendo para fazer formação é com a equipa da Isabel Lima, cujas formações estão orientadas para diversas áreas de marketing digital, gestão e recursos humanos. Sem dúvida, ficará entusiasmado com o profissionalismo e aprendizagem que oferecem. Pode visitar o site e entrar em contacto com eles aqui: www.e-formacao.pt

Outros sítios que oferecem também formação profissional são:
  • COURSERA

https://www.coursera.org/

  • EDX

https://www.edx.org/es

  • MOOC

https://mooc.es/

  • MIRIADAX

https://miriadax.net/home

  • UDEMY

https://www.udemy.com/

BBC Mundo publicou um artigo com vários cursos on-line em língua espanhol para serem realizados desde casa e gratuitos em diferentes áreas de especialização. Veja o seguinte link: https://www.bbc.com/mundo/noticias-52051499

3- Estabelecer novos contactos ou criar networking

E porquê não começar a utilizar o seu LinkedIn? Se não tem crie-o, se tem utilize-o. Atualmente, esta rede social é uma ótima forma para começar a mostrar visibilidade ao seu perfil, seu conhecimento e competências.

4- Repensar acerca dos projetos iniciais

Esta altura é ideal para repensar sobre os projetos que tinha iniciado quando chegou e verificar se pode modificá-los e adaptar à nova realidade.

5- Identificar suas emoções e senti-las

Habitualmente, ignoramos as nossas emoções. No entanto, procurar identificar as nossas emoções para poder senti-las e posteriormente regulá-las é um processo fundamental, visto que só desta maneira é possível tomar decisões assertivas. Assim, poderá adaptar-se e flexibilizar-se perante o contexto incerto da nossa época.

6- Procurar ajuda profissional para cuidar da saúde mental

E, por último, mas não menos importante, procure ajuda profissional caso sinta ansiedade, depressão, necessidade de reorientar os seus projetos profissionais, não conseguir lidar com a situação atual ou por outro qualquer motivo da esfera psicológica.

No entanto, é importante lembrar que deve entrar em contacto com um profissional qualificado! 

Perante a situação que estamos todos a atravessar, manter a calma e sermos criativos para gerir nosso tempo são as melhores estratégias para lidar com a situação. Por isso, aproveite o tempo e coloque em prática as orientações que deixei.

Se voltar a questionar-se: “Emigrei na altura da pandemia e não estou a conseguir lidar com a situação. O que faço?”, então peça ajuda! Pode sempre marcar uma consulta de psicologia comigo, seja na Maia (onde dou consultas presenciais) ou online, estarei ao dispor. E não desanime pois vamos ficar todos bem!