Uma das questões mais frequentes que me é colocada pelos migrantes é como podem retomar a sua carreira profissional. A pergunta é valida, porque quando se migra nem sempre se consegue encontrar trabalho dentro da sua área profissional.

Se este é o seu caso, saiba neste artigo como pode reverter a situação!

Emigrei e agora?

Quando está algum tempo sem exercer a sua profissão, é natural sentir ansiedade e receio de não poder vir a trabalhar dentro da sua área profissional. A boa notícia é que pode dar a volta a esta situação! De seguida, irei explicar como pode mais facilmente retomar a sua carreira profissional.

Emigração: 5 passos para retomar a carreira profissional

5 passos para retomar a carreira profissional

1- Voluntariado

Uma das formas de retomar a sua carreira profissional após ter migrado, é realizar um voluntariado dentro da sua área profissional. Isto vai lhe permitir estar novamente em contacto com atividades da sua área profissional, obter experiência, atualizar-se sobre o método de trabalho e estabelecer networking. Além disso, o seu desempenho e as suas competências poderão ser observados por potenciais recrutadores ou pessoas que podem posteriormente fazer uma recomendação. Portanto, o voluntariado poderá ser uma oportunidade, tanto para conhecer novas oportunidades profissionais como também para iniciar projetos dentro da sua área.

Em resumo, lembre-se que a melhor forma de encontrar trabalho é ser recomendado pelos outros pois aumenta a sua credibilidade para determinada vaga. Logo, as expeiências mesmo voluntárias são excelentes para networking.

Como começar? Realizar voluntariado, é uma ótima oportunidade para colaborar em instituições que sempre foram do seu agrado e até um sonho de vir a colaborar com elas. Comece por procurar na Internet as instituições que conhece ou outras que ofereçam voluntariado dentro da sua área profissional, perceba como funcionam e entre em contacto com as mesmas.

É importante esclarecer que fazer voluntariado numa certa instituição não quer dizer que poderá vir a trabalhar na mesma. Contudo, aumenta a probabilidade de ser recomendado para ofertas de emprego, projetos profissionais ou até mesmo estar em contacto com as pessoas certas para a sua reinserção profissional.

Atualmente, devido à pandemia, os voluntariados podem ser realizados à distância, por isso, mãos à obra!

 

2- Formação profissional

Uma outra forma que irá ajudar a retomar a sua carreira profissional é realizar formações profissionais que lhe permitam atualizar os seus conhecimentos e ficar a conhecer novos métodos de trabalho. Lembre-se que as coisas mudam rapidamente! Por isso, deve realizar frequentemente formações profissionais, que possam ajudar a mantê-lo qualificado para mais tarde poder exercer funções dentro da sua área profissional.

Esteja atento pois existem muitas formações profissionais de qualidade, algumas até gratuitas, e que pode realizar à distância. Aqui poderá ver uma lista de plataformas para realizar formações profissionais.

Nunca é demais lembrar, aprender a língua do destino onde emigrou é importante para a sua integração social, cultural e profissional. Por isso, mesmo que seja pouco falada internacionalmente, deve aprender quanto antes!

 

3- Pós-graduação

Uma pós-graduação poderá também ajudá-lo a retomar a sua carreira profissional. Porém, quando realizar a pós-graduação convém estar relativamente seguro que é essa a área que quer seguir, pois o tempo e recursos financeiros que terá de dedicar pode ser considerável. Assim, sugiro que tenha claro o motivo pelo qual quer seguir, se é conciliável com os seus projetos pessoais e familiares no momento atual e se acha que vai lhe trazer mais valias ao seu currículo. Se achar que o momento é adequado e tem a disponibilidade para o realizar, então avance!

4- Visibilidade nas redes sociais

Uma das coisas mais importantes para se dar a conhecer é ter visibilidade nas redes sociais. Dependendo da sua área profissional, defina o melhor canal para comunicar os seus conhecimentos, competências e estabelecer networking. Pode marcar presença no LinkedIn, Instagram, Facebook, Youtube, entre outros, inclusive ter um blog ou site. É essencial que defina seus objetivos profissionais!

Se necessitar de ajuda para alcançar visibilidade e ter uma presença impactante no mundo digital, pode sempre contactar profissionais da área do marketing digital. Estes profissionais irão orientá-lo e ajudá-lo a dinamizar a sua carreira profissional. Recomendo-vos vivamente a Clínica Digital como referência para todas as áreas da saúde!

 

5- Paixão pelo que faz

Independentemente do que fizer, dedique-se a algo que goste, que sinta mesmo paixão. Para poder integrar a sua vida pessoal, familiar e profissional, deve ir ao encontro dos seus valores, preferências e expectativas. Faça uma gestão inteligente dos seus interesses, dando prioridade a estes.

Tenha em conta que dedicará uma parte significativa do seu tempo ao trabalho e que este poderá afetar a sua vida pessoal e saúde mental. No início pode custar um pouco, mas com o tempo e dedicação, confiando no processo, conseguirá sair beneficiado na medida em que estará dedicado aquilo que realmente faz sentido para si.

Como se costuma dizer: “quando começa a trabalhar no que realmente gosta, deixará de sentir que trabalha”.

Por fim, a teoria já ficou a saber, mas a prática é que realmente importa. Como tal, se sentir a necessidade de ter uma orientação para gerir a sua carreira profissional, definir objetivos, identificar alternativas, ou como fazer para se reintegrar-se profissionalmente, entre em contacto comigo!

Receberá uma assessoria personalizada, contextualizada e realista. Poderá, com a devida segurança e higiene, marcar a sua consulta presencial na Maia ou no Porto. Se preferir, também estou disponível para consultas à distância, via videochamada.

Confie em si e não atrase mais o seu percurso profissional! Com um adequada orientação psicológica, o seu futuro só terá uma definição: felicidade!