Todos, ou quase todos, com certeza que retiramos várias lições ou aprendizagens da atual pandemia. Como tal, é necessário refletir sobre o sucedido pois permite que possamos tomar decisões e fazer as nossas próprias escolhas.

Se quer saber como estas lições e aprendizagens o podem ajudar a focar-se e reinventar-se, então este artigo é para si!

A saúde é o mais importante

Das primeiras lições e aprendizagens que podemos retirar desta pandemia, talvez a mais importante de todas, é sobre o peso e importância da Saúde. Se temos saúde, temos tudo! Com saúde podemos trabalhar, viver, fazer projetos, estar com os nossos amigos e familiares.

Faça uma breve avaliação: Os seus amigos e familiares promovem e cuidam da sua saúde? Caso contrário, está na altura de repensar como as relações interpessoais, profissionais, rotinas e contextos nos quais se desenvolve, afetam a sua saúde física e mental.

 

Viver o aqui e o agora

É fundamental valorizar o seu presente! “Viver o aqui e o agora” é poder ver o lado positivo das coisas e motivar-se para ser melhor todos os dias. Se está numa situação pouco agradável, procure entender que elementos no presente estão sob o seu controlo e que pode transformar. Valorize as suas rotinas e viva um dia de cada vez, pois não pode mudar o passado nem antecipar o futuro.

Covid-19: Lições e Aprendizagens

O trabalho é adaptável

Reconheça que o trabalho pode mudar e de facto acaba por mudar ao longo do tempo. É em alturas extraordinárias pode se realmente modificar o paradigma. O momento que presenciamos de  pandemia é sem dúvida o momento que nos faz pensar sobre este assunto! Na realidade, o trabalho em muitas situações pode ser realizado à distância e de diferentes formas. Lembre-se, a criatividade é uma competência vital para o seu desenvolvimento.

Mas estas alterações ao nível do trabalho vão perdurar? Este acontecimento atual é provavelmente temporário mas deve continuamente a focar-se em se reinventar! Está na altura de se questionar: “O meu trabalho vai desaparecer ou extinguir-se nos próximos tempos?” Se a resposta for afirmativa, então procure outras alternativas, defina objetivos e ouse até desenvolver o seu próprio projeto profissional.

Aprender a lidar com a incerteza

Queremos muito o que é previsível para termos a sensação de controlo, mas é falso! Como já dizia o filósofo Heráclito: “a única constante é a mudança”, ou seja, nada permanece estático. Por isso, comece por abraçar a incerteza, defina objetivos com sentido prático, tome decisões constantemente, pratique os seus hobbies, procure estabelecer rotinas de exercício físico e veja o lado positivo das circunstâncias.

Caso sinta necessidade de orientação para definir seus objetivos, aprender a lidar com a incerteza, ou mesmo identificar alternativas para procurar emprego ou desenvolver o seu projeto profissional, entre em contacto comigo. Pode marcar uma consulta presencial na Maia ou via online. A minha função será oferecer-lhe uma orientação e consultoria personalizada.