Uma vez definido o que gosta e sabe fazer, em termos profissionais, bem como a sua proposta de valor (tal como expliquei no artigo “Como Arranjar Emprego?”), pode surgir uma dúvida. À pergunta de “como manter o emprego?”, a resposta é fácil: planeamento de carreira.

O planeamento de carreira é o processo que vai ter de traçar para definir os seus objetivos e saber como os vai conseguir cumprir. De se salientar que o planeamento não é feito apenas uma vez na sua vida, ele deve, sim, ser feito ao longo do seu percurso profissional, uma vez que muda consoante as necessidades.

A principal vantagem do planeamento de carreira é ter uma orientação do que está e do que vai fazer. Torna, assim, mais claras as tomadas de decisões, bem como ajuda a prever, com alguma certeza, o futuro.

Como realizar o planeamento de carreira para manter o emprego?

Em primeiro lugar, há que perceber que o planeamento de carreira deve ser individualizado. No entanto, passo a mencionar, de forma geral, alguns passos que deverá seguir.

1. Defina os objetivos profissionais para planeamento de carreira

  1. Devem ser SMART, ou seja, específico, mensuráveis, atingíveis, relevantes e definir um tempo.
  2. Subdivida os objetivos grandes. Assim sentirá maior motivação cada vez que atingir um pequeno objetivo.
  3. Defina objetivos a curto prazo, médio prazo e a longo prazo.

2. Identifique os seus pontos fortes e fracos

  1. Utilize o modelo FOFA, ou seja, identifique os seus pontes fortes, os pontos fracos, oportunidades e ameaças. Tornará mais claro o que deve fazer para contornar os pontos fracos, assim como as ameaças.
  2. Reconheça as suas habilidades.

3. Defina um plano de marketing para manter o emprego

  1. Será necessário definir um plano de marketing para se dar a conhecer e posicionar-se no mercado laboral.
  2. Apoie-se em diferentes ferramentas para poupar tempo.

4. Defina um plano de ação após o planeamento da carreira

  1. Utilize calendários para poder organizar o seu tempo.
  2. Defina os passos específicos que irá realizar.
  3. Acompanhe a sua evolução.

Note-se que este processo pode ser para quem procura emprego, para quem está empregado e quer continuar a crescer profissionalmente ou para quem é empreendedor.

Lembre-se que, para ter sucesso, é fundamental o acompanhamento de um psicólogo ou consultor de carreira para obter os seus objetivos profissionais.

Pode entrar em contacto comigo para realizar uma avaliação da sua carreira e adaptar a estratégia ao seu plano de carreira!