Sabemos todos que o mundo está a atravessar uma situação que nos obriga de alguma forma a interromper a nossa rotina, devido à presença do Coronavírus. Situação esta que se desencadeou como resultado do contágio do vírus a seres humanos, identificada na China no final de dezembro de 2019, alastrando-se com o passar do tempo pelo mundo. Leia este artigo e fique a saber como lidar com o Coronavírus.

Como lidar com o Coronavírus?

Esta situação merece o máximo cuidado por tratar-se de um vírus nunca antes presente nos seres humanos e conforme as informações declaradas pelos investigadores, não se tem registo do COVID-19 presente nos humanos nos últimos 100 anos. Por esse motivo, não existe um medicamento efetivo para o tratar e ainda não se sabe de todo o comportamento deste vírus

O isolamento social: Consequências

Na maioria dos países têm-se decretado medidas para prevenir o contágio e diminuir a propagação do vírus. Medidas estas que alteram hábitos e rotinas, cujo objetivo é evitar a aglomeração de pessoas, com o intuito de travar a disseminação do vírus. Contudo, não estamos habituados a este tipo de medidas, especialmente o isolamento social.

Eventualmente, o isolamento pode causar alteração do estado de espírito, mesmo nós sabendo que é para o nosso bem, sentimos que não é normal. Além disso, é por um tempo indeterminado, portanto isto traz como consequência a alteração dos nossos comportamentos como evitar realizar coisas que antes fazíamos com naturalidade.

Dicas de como lidar com o Coronavírus

Primeiramente, deve-se manter a calma e seguir as instruções e medidas aconselhadas na sua região e/ou país. Encarar as circunstâncias de forma positiva e otimista, pois a situação ficará sob controlo.

Se tiver de ficar em casa com os seus filhos, aproveite o tempo para estabelecer outras rotinas e fazer coisas que noutra oportunidade não poderiam, por exemplo separar roupas e brinquedos que os filhos já não utilizam, montar puzzles, experimentar fazer receitas, entre outras ideias.

Para cada dúvida ou preocupação dos filhos e familiares, procure dar uma resposta breve e clara, sem alarmismos. Do mesmo modo, procure informar-se de fontes oficiais e evite estar constantemente a ver as notícias, pois isso representa uma fonte de stress.

Como controlar a ansiedade e o stress nesta situação?

 

Uma das causas da ansiedade e stress é sentir que não temos o controlo da situação, mas sim podemos ter. Lavar bem as mãos, evitar beijos e abraços, evitar estar em sítios aglomerados e proteger a boca sempre que tossir e espirrar, entre outros. Na verdade, são estratégias para controlar e diminuir o impacto psicológico da situação.

Por último, lembre-se pôr em prática a escuta ativa e a empatia, de forma a diminuir o desconforto e ansiedade dos pequeninos lá de casa e também dos seus familiares.