O Currículo

É sabido que para procurar e encontrar emprego é necessário realizar um bom currículo para ser o nosso cartão de visita.

Nos últimos anos e depois da crise financeira tornou-se cada vez mais importante realizar um currículo que cative a atenção.  O CV tem de ser suficientemente atrativo que capture a atenção para aumentar a probabilidade de ser contactado. Como tem sido publicada muita informação sobre como fazer um currículo atrativo, o meu objetivo neste artigo é escrever sobre o que não deve fazer. Leia e saiba como evitar os erros que podem desvalorizar o seu currículo.

Em primeiro lugar é importante entender que o seu currículo deve comunicar o seu perfil de forma simples, direta e clara. Por isso, não deve fazer o currículo de forma rápida.  Logo, refletir sobre o seu perfil é a regra principal.

Erros a evitar no seu currículo

Um dos erros a evitar é o facto de mencionar dados pessoais que não devem ser revelados. Portanto, não deve mencionar a morada de forma específica pois deve proteger a sua segurança. Para o seu currículo estar em conformidade com as necessidades do recrutador deve apenas colocar seus dados principais de contacto.

Para além disso, não deve mencionar por alto as principais funções, mas sim destacar os objetivos conquistados durante o seu exercício profissional.

No percurso académico, não deve mencionar apenas o curso, mas sim destacar as principais áreas em que se formou. Só assim poderá mostrar diferenças relativamente aos  seus concorrentes.

Um outro erro a evitar, é não mencionar datas completas e outros dados relevantes sobre si. Isso evitará que o seu perfil passe despercebido.

Atualmente, as softskills são fundamentais para o mercado de trabalho. Não deixe de as mencionar no seu currículo! Por isso, não mencione apenas as suas hardskills. Mas atenção, seja original e genuíno para não se tornar repetitivo.

Currículo criativo ou Europass?

Neste momento, poderá estar a perguntar a si mesmo se deve fazer um currículo em formato Europeu ou criativo? Se for solicitado em formato Europeu faça-o assim, caso contrário procure fazer um currículo com design criativo.

Fotografia no Currículo

Um último aspeto é relacionado com a fotografia. Colocar ou não ? Eis a questão! De acordo com o meu conhecimento, não existe um consenso sobre o tema. Na minha opinião deverá colocar a fotografia caso seja solicitada. No entanto, se a colocar, deverá ser sempre uma fotografia profissional enquadrada com a sua área de atividade.

Tenha coragem de mostrar-se, pois cada um de nós é diferente e tem algo para dar.

Quer receber uma avaliação do seu currículo? Entre em contacto comigo para fazer a sua avaliação.